Fique ligado pois você pode estar pagando mais imposto do que deveria.

 

CPF x CNPJ: Mas afinal qual é o melhor para faturar na minha empresa?

Ao iniciar suas atividades econômicas, muitos empreendedores se deparam com várias dúvidas e incertezas e acabam cometendo alguns erros que são cruciais para definir se terão sucesso ou não em sua empreitada de negócios.

Fluxo.png

Uma das primeiras coisas que você empreendedor deve saber é, qual a melhor forma de receber por seus serviços prestados ou produtos vendidos, se pela sua conta pessoal (CPF) ou abrir uma empresa (CNPJ) para isso. Nesse artigo vou te mostrar a diferença entre as duas possibilidades para que você saiba qual a melhor opção a ser escolhida.

 

Faturamento Pessoa Física

 

Ao utilizar seu CPF, para receber por sua atividade de negócio, seja por depósitos bancários ou por vendas no cartão de crédito, você está exercendo uma atividade de profissional autônomo, que precisa estar devidamente registrado na prefeitura do seu município, o imposto será recolhido da mesma forma que qualquer pessoa física que se enquadre no IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física), podendo chegar até 27,5% de toda renda obtida.

 

Faturamento Pessoa Jurídica

 

Para constituir uma empresa, você precisa do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Ele é equiparado ao CPF para as pessoas físicas. Ou seja, é um número que identifica determinada pessoa jurídica. Não diferente da Pessoa Física, a PJ também precisa estar registrada em todos os órgãos competentes, só assim será vista por todo o mercado como uma organização que exerce atividade econômica.

 

Vários fatores influenciarão para definir quanto será o imponto recolhido nessa opção, natureza jurídica de uma empresa, forma de tributação, faturamento mensal entre outros.

Por exemplo, dependendo da atividade de atuação, quantidade de funcionários e faturamento do seu negócio, poderá se enquadrar no MEI (Microempreendedor Individual) com uma taxa que não ultrapassa R$ 55,90 mensais.

 

Você pode me perguntar, mas como poderei saber qual é mais vantajoso, faturar pela Pessoa Física (CPF) ou pela Pessoa Jurídica (CNPJ)?

 

O ideal é que seja feito um planejamento tributário para saber qual a opção mais vantajosa,

oie_1814016qE7NLgl1.png

Pessoa Jurídica: representa um sujeito abstrato (Empresa). Pessoa Física: se refere a um indivíduo concreto (Ser humano).

o que na maioria das vezes é com a abertura de uma empresa (PJ), além de tudo isso, o fato de possuir uma empresa registrada com um CNPJ passa uma credibilidade muito maior para clientes, fornecedores e parceiros quando comparada ao CPF.

 

A EVOLUTION CONTABILIDADE DIGITAL é uma empresa especializada em Contabilidade Digital, BPO Financeiro e Gestão de Negócios e está pronta para apoiar micro e pequenas empresas na implantação de um modelo de gestão financeira de alto valor agregado. Solicite uma proposta agora mesmo: CLIQUE AQUI.