Fique por dentro de tudo que acontece no mundo dos negócios.

 

Aposentado pode abrir MEI: entenda como funciona.

É possível se tornar um Microempreendedor Individual a partir dos 18 anos de idade, ao passo que as regras da categoria não colocam limite de idade.

02_Notícia_2021.jpg

É possível se tornar um Microempreendedor Individual a partir dos 18 anos de idade, ao passo que as regras da categoria não colocam limite de idade. Dessa forma, quem é aposentado também pode abrir MEI.

 

Algumas orientações gerais para se formalizar é ter faturamento anual que não ultrapasse R$ 81 mil por ano.

 

Bem como verificar se o serviço exercido está na lista de atividades permitidas ao MEI. Além disso, quem está negativado também pode abrir um MEI.

 

 

 

O MEI dá direito a segunda aposentadoria?

 

A pessoa aposentada pode se formalizar como MEI, mas isso não dará direito a uma segunda aposentadoria. Por outro lado, o empreendedor pode ter acesso, por exemplo, ao serviço de reabilitação profissional do INSS. Além dos benefícios previdenciários, o MEI tem vantagens como o tratamento empresarial diferenciado.

 

Nota-se ainda que aqueles que recebem aposentadoria por invalidez não podem abrir uma empresa. Já que o benefício é pago ao segurado incapacitado de exercer permanentemente sua atividade, por acometimento de doença ou acidente.

 

Sendo assim, ao exercer atividades como MEI a pessoa é considerada recuperada, e deve deixar de receber o benefício por invalidez.

 

Deveres do MEI

 

O aposentado que se torna MEI tem as mesmas obrigações que os outros microempreendedores. Dessa forma, é preciso pagar todos os meses, até o dia 20, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS-MEI).

 

Outro dever, é realizar a Declaração Anual do Faturamento do Simples Nacional (DASN-SIMEI), que se trata de um relatório da arrecadação que o empreendedor obteve no último ano de exercício.

 

Além disso, o MEI também deve emitir nota fiscal ao realizar venda ou prestar serviço para empresas.

 

Quem não pode abrir um MEI?

 

A saber, os servidores públicos federais estão impedidos de abrir MEI. Ao passo que, servidores públicos estaduais e municipais precisam verificar os critérios de suas legislações, caso queiram entrar na categoria.

 

Ademais, pensionista do INSS inválido que se formalizar como MEI, é considerado recuperado e passa a deixar de receber a pensão por morte. Por fim, também não pode abrir mei quem é titular, sócio ou administrador de outra empresa.

 

E já que o papo é empreeendedorismo, que tal dar aquela organizada nas finanças e ainda digitalizar o seu negócio com uma contabilidade Digital com um sistema completo na prestação de serviços contábeis e plataforma de gestão financeira em um único lugar.

 

Com a Evolution Contabilidade Digital, tudo isso se torna ainda mais prático, com um sistema de gestão financeira, o empreendedor automatiza seu tempo e ainda tem o financeiro do seu negócio em suas mãos. Além disso, você conta com uma equipe de profissionais especializados nos serviços contábeis da sua empresa, otimizando os processos críticos, proporcionando a máxima produtividade e permitindo uma gestão eficiente dos custos com sua plataforma financeira totalmente online, assim poderá ver em tempo real todas suas despesas e receitas de forma prática.

 

Ah! E não deixe de aproveitar 30 dias gratuitos na plataforma financeira.
Entre em contato conosco e peça já o seu acesso: 
Plataforma financeira por 30 dias grátis!

 

Gostou do contéudo? Deixe seu comentário, compartilhe com seus amigos ou envie suas dúvidas para nosso contato e saiba essas e outras informações sobre como administrar seu neg´ócio de forma prática e simples.

 

Fonte: Jornal DCI

 

A EVOLUTION CONTABILIDADE DIGITAL é uma empresa especializada em Contabilidade Digital, BPO Financeiro e Gestão de Negócios e está pronta para apoiar micro e pequenas empresas na implantação de um modelo de gestão financeira de alto valor agregado. Solicite uma proposta agora mesmo: CLIQUE AQUI.

Deixe aqui seu comentário ou duvída: